Por que ler | Tudo é rio, de Carla Madeira

maio 06, 2021

tudo é rio, livro de carla madeira. editora record. dica para dia das mães. um dos livros mais vendidos de 2021. romance, ficção.

Você se remexe da cadeira e vai para o sofá. Carrega o livro junto. Termina o trabalho, mas não consegue se desgrudar da tarefa, parte do que faz envolve ler. Tudo é Rio, de Carla Madeira entra nessa mistura de trabalho, lazer e paixão pelos livros. E esse, digo sem meias palavras, me remexeu por dentro.

O que a gente tem que buscar é a alegria, essa se esconde delicada na correria dos dias, não se oferece de pronto, quer ser encontrada, surpreendida, amada.

Chove em Salvador na última ou últimas semanas. Enquanto vemos o tempo passar pela janela e acompanhamos a transição das estações como quem aguarda o próximo trem com boas novidades, seguimos no dia a dia de muito trabalho e um pouco de expectativa. No meio de tudo, veio essa ideia que surgiu de uma newsletter literária: o livro Tudo é Rio, de Carla Madeira.

Depois, descobri sua fama entre os apaixonados por livros e histórias, mas só depois que li mesmo. Tenho andado menos midiática e mais imersa nos conteúdos do que nas resenhas. Alguma coisa se perde, outras se ganham.

E então, o livro. Li em dois ou três dias, terminei agora. Não vale a pena destrinchar a trama, é tão bem escrita, que vai perder a graça nas minhas palavras de opinião. Conto a sinopse um pouco como li: um triângulo amoroso entre um casal e uma prostituta, com uma tragédia entre eles. Não vá além disso, não busque resenhas, não invista em pesquisa. Compre o livro e boa viagem. E boa sorte.

Sorte sim. A sorte de ler um bom livro você já tem garantida, mas a de sair imune, já vai de cada um. Este é um livro de entranhas, que parece não mexer tanto com a gente de início, mas, fala tanto sobre vida e viver, que bagunça um pouco o nosso íntimo. Saí dele como saio dos melhores filmes, sem saber o que dizer ou como dizer. Tentando encontrar as palavras que deem conta destes sentimentos.

livro tudo é rio, carla madeira.

Quase cada frase de Carla Madeira é pensada e trabalhada, esculpida como o marceneiro da história, que monta móveis com a precisão de um amor complexo. Às vezes, são tantas, é tanta coisa bem feita que pensamos: me dá uma oração simples, para sair dessa avalanche. E ela vem, a frase simples. Vem carregada de desejo e de querer ser mais. E na sequência, outra artesania se impõe. Não confunda beleza com dificuldade. O livro é voraz, lemos rápido, as palavras correm para dentro da gente com uma velocidade de fome. A forma é que é bonita demais para passar despercebida.

A história parece óbvia nos primeiros... poucos capítulos. A trama, entretanto, se enreda de tal forma, que é possível ver um filme nisso tudo. Que seja bem feito e com o olhar de um Karim Ainouz. Só vi ele dirigindo isso, para ter a sensibilidade do que eu criei na minha cabeça. Quando a gente lê, a gente cria também.

Enfim, leiam esse livro, por favor. Quem gostar de livros, de romance, de literatura. Espero que gostem. É curto e intenso. É um pouco visceral, mas nada que te faça sangrar, eu acho. É íntimo, cheio de silêncios e fechado em si, nos abrindo para muito. Nos leva pra dentro e, que bom, nos faz ficar ali um tempo, viajando em outros desejos, quereres, histórias. Sempre querendo mais.

Espero que vire um filme.

***

Participe ativamente desta conversa! Dê uma passadinha no buy me a coffee e me ajude a manter o Café sempre quente, gostoso e cheio de novidades. Se quiser contribuir de outra maneira ou ser um patrocinador, me manda um e-mail! Aqui tem sempre espaço para novos projetos e histórias.

You Might Also Like

0 Comments

Para inspirar


O que a gente tem que buscar é a alegria, essa se esconde delicada na correria dos dias, não se oferece de pronto, quer ser encontrada, surpreendida, amada.

Tudo é rio, Carla Madeira

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *