Muitos sabores e Casa sempre Cheia!

by - agosto 01, 2020

Olá! Estou de volta com as atualizações de serviço aqui do Café. Enquanto ele não se torna o sonho da casa própria de ser uma cafeteria de verdade, sigo servindo doses de café e conversas virtuais em forma de dicas de filmes, livros, séries e Cadernos Especiais.

cafe-extraforte-blog

Aproveito aqui para falar do que ofereço no Café e de porque é legal seguir mantendo ele ativo e cheio de histórias para contar! Além das dicas, há uma oferta ampla de literatura e críticas de filmes e alguns projetos em andamento que ainda aparecerão aqui, então deixo uns links nos títulos abaixo para explicar um pouco mais e facilitar o acesso:

A melhor ideia que tive na quarentena. Tenho muito orgulho dos meus amigos, são minhas melhores escolhas, meus parceiros da vida junto à minha família. Não fosse isso suficiente, comecei a perguntar a alguns, durante o isolamento social da pandemia, se eles não gostariam de escrever textos livres, que se relacionassem ou não com o momento que vivemos - que quisessem apenas experimentar a escrita como um prazer, uma distração. A grande surpresa veio com o retorno maravilhoso e vasto de muitos deles, transformando o espaço em um painel imenso e criativo de grandes ideias, contos, confissões, crônicas, artigos, poesias, diálogos. Clica no título que você chega neles.

Isso é uma brincadeira de lembrar, quase um jogo da memória. Reencontrei minhas agendas e diários antigos e trago um pouco da menina e jovem adulta de anos atrás para o Café como histórias divertidas em uma escrita livre e desprovida de critérios. Tem muita coisa engraçada, e espero que não seja assim só para mim. Vou deixando uns trechos e relatos por aqui, para vermos o que acontece.

Uma veia literária que não me larga. Deixo aqui minhas crônicas e contos, aquelas inspirações que nos dão e com um pouco de criatividade para extravasar. Vem, lê e me fala o que achou? Além delas, há mais surpresas pela frente, um dia conto tudo aqui.

Camila Castro é uma das minhas grandes amigas da vida. Nos conhecemos no Rio de Janeiro muitos anos atrás, ela é uma das melhores amigas de minha prima que mora em Salvador, e então nos unimos ali no Sudeste, como duas nordestinas orgulhosas e felizes. Hoje, ela mora em Dublin com o marido e este ano está grávida e esplêndida. No meio do caos, criamos um passatempo que serve a todos: viver um pouco o dia a dia dela através de seus relatos, uma brasileira em busca de trabalho, saindo da pandemia e grávida pela primeira vez. Uma delícia e uma descoberta dela como cronista.

Um paralelo com a vida de Camila é essa minha aqui. Até março, morava no Rio, estava quase entrando em um trabalho novo e pronto: cidade fechada, cultura e comunicação paradas, a proposta de trabalho ficou em suspenso e por prazo indeterminado. Com isso e baiana que sou, vim para Salvador passar o que seria a primeira parte do isolamento social que ainda não acabou, passados mais de quatro meses. Nesse meio tempo, fiz a mudança a distância e decidi morar por aqui por um tempo. É disso que falo, de como anda a vida #doladodecá, com tantas mudanças de uma só vez.

Livros é uma categoria auto-explicativa. Aqui falo de livros, dos que me inspiram e porque são importantes. Tem bastante coisa boa e diversa, que, apesar de ler mais ficção, me interesso por um mundo de outros temas e 'gêneros'. Com certeza tem algo aqui que lhe interessará.

Dedico cada mês do ano a uma personalidade relevante para o Cinema, esse com letra maiúscula e do mundo todo. Uma biografia, melhores filmes, críticas e o que se enocntra de legal do artista pela internet. É um panorama para quem gosta de se inteirar um pouco mais sobre cinema, para além das dicas de filmes.

Sou crítica de cinema há mais de dez anos, faço parte do Elviras - o coletivo de críticas mulheres do Brasil, já fui jurada em festival de cinema, trabalhei como coordenadora do júri em outro. É o que me aproxima da minha formação, paixão que não largo nunca. Uma versão do que consigo escrever na área, além de alguns roteiros e projetos. Tem muita coisa aqui e muito mais por vir.

Tudo o que acontece de bom na Netflix e Amazon Prime Video está por aqui. A ideia era trazer dicas da maior parte dos streamings de audiovisual, mas com a mudança de paradigma e comportamento do consumidor, a oferta destes serviços cresceu bastante e, sendo a única produtora de conteúdo do Café, fica difícil dar conta de tudo. Elegi os mais populares para facilitar a nossa vida, ainda que eventualmente possa sugerir filmes e séries de outros dispositivos. Vocês também encontram boa parte das dicas no instagram.

Este é o tema que está um pouco parado. Em meio ao caos em nossas vidas, as viagens sofreram graves abalos sísmicos e estão temporariamente suspensas. Tenho bastante coisa a trazer sobre o tema, particularmente das últimas viagens que, aos poucos, vou atualizando por aqui. Fiquem atentos, que vem coisa por aí!

Se tiver dicas e sugestões de conteúdos, do que posso fazer para deixar esta casa ainda mais gostosa e especial, é só acessar os comentários aí embaixo. Te espero! E há muito mais para acontecer aqui, fique ligado e nos visite com frequência, porque aqui não falta é assunto. :)

Posts Relacionados

0 comentários

//]]>