O Café vai ao cinema: 06 filmes e séries para ver e ficar na vontade

by - julho 03, 2020

Café é essa bebida dos deuses que tanto amamos. Aqui posso contar, de coração: o título do blog veio pra mim anos atrás, porque pensei nas coisas que mais gosto na vida e uma das mais importantes é, de fato, tudo o que cerca esse grão maravilhoso. E aí, nos perguntamos: o que mais pode haver de espetacular que associe o Café e a nossa vida?

cafe-cinema

O espetáculo, claro. É muito vasto o número de filmes e séries em que o café aparece. Há filmes feitos em cafeterias como principal cenário, há outras produções em que boa parte dos episódios se passa nas cafeterias, há filmes inteiros rodados nelas. Tomar café é um conjunto de rituais: de encontrar os amigos em casa ou em alguma cafeteria, do intervalo do trabalho ou para acelerar o trabalho, para acordar, com aquele aroma delicioso - para mim, só há dia depois de uma xícara de café preto, sem açúcar e forte, por exemplo. Então, para nos deixar com água na boca e nos fazer preparar a nossa nova xícara, trago alguns filmes e séries em que este super alimento é quase o protagonista.

seinfeld
Seinfeld (1989 - 1998)
A série chegou no finalzinho dos anos 80 com uma proposta nada ambiciosa: falar sobre o nada. Larry David e Jerry Seinfeld são os criadores deste sitcom que reúne um elenco que se tornou célebre após o estrondoso sucesso da produção da NBC. Um grupo de amigos, na casa dos trinta anos vive em Manhattan e passa por situações do dia a dia com um humor rápido e inteligente. Cada personagem é construído com forte e distinta personalidade para dar um alívio cômico sem parecer besta, e calcado na realidade. E eles sempre se encontram onde? Na casa de Jerry (ops), e na cafeteria da esquina. Sempre tomam café por lá e é onde discutem grandes assuntos, relacionamentos e situações de seus cotidianos. São nove temporadas e todas estão no Amazon Prime, super fácil de encontrar.

friends-serie
Friends (1994 - 2004)
Junto com Seinfeld, Friends tem uma premissa parecida, apesar de ser completamente diferente. É também um grupo de amigos, alguns dividem apartamentos em Manhattan - lá o aluguel é caro de verdade - todos se encontram na Central Perk, a mítica cafeteria que se tornou famosa sem sequer existir. Após o boom, se fez um marketing intenso da série e boa parte dele também carrega a marca da cafeteria. Mônica (Courteney Cox), Rachel (Jennifer Aniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) se conhecem e estabelecem essas amizades que nos fazem sentir saudades dos nossos amigos de longe e de perto. A série é de comédia, os personagens estão saindo dos seus vinte anos e muita gente a compara com Seinfeld, há até uma briguinha dos fãs para definir qual é a melhor. Eu amo as duas, então não é um problema para mim. Cada uma tem uma narrativa diferente, as duas têm grandes personagens e estilos de comédia distintos - uma situação em que todos ganham. Na Netflix.

seinfeld-café
Comedians in cars getting coffee (2012 - )
O mesmo Jerry Seinfeld da série homônima volta aqui em um projeto que começou 'pequeno' e segue hoje com várias temporadas. O comediante usa a premissa do título: ele busca outros comediantes, amigos, em um carro e os leva para conversar enquanto tomam café. Seinfeld é fissurado em carros, dos vintage, velhos mesmo aos luxuosos. Ele associa cada convidado a um carro e lhe atribui características comuns. Ao levar uma grande personalidade - Ellen DeGeneresJim Carrey, Julia Louis-Dreyfus, Amy Schumer, Jimmy Fallon, Seth Rogen e muitos outros - para uma cafeteria distinta por vez, ainda vemos aquelas imagens belíssimas em alta definição de nossa bebida maravilhosa sendo colocada nas xícaras, sendo preparada. É um programa super leve e alto astral, que pode ser visto a qualquer hora. Uma delícia, quase food porn de café para sofrermos de desejo. Com nove temporadas até agora, na Netflix.
 
bill-murray-jim-jarmusch
Sobre café e cigarros (2003)
Um filme sempre citado quando se trata de cinema e café é este, por motivos óbvios. Jim Jarmusch traz seu cinema estiloso e independente aqui, com grandes atuações e a premissa básica de que seus personagens se encontrem em uma cafeteria, bebam café e fumem cigarros. O elenco corrobora a qualidade da trama e de seus diálogos inusitados: Iggy Pop, Bill Murray, Roberto Benigni, a dupla do The White Stripes e por aí vai. Filme inteligente e em preto e branco, é uma delícia de assistir e acompanhar aquelas mentes brilhantes em um falso dia a dia de momentos comuns a todos. Cigarros à parte, vê-los conversando e tomando café despretensiosamente é sempre muito bom. Completo e legendado no Youtube.

audrey-tautou
O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)
Ah, esse é aquela delícia de filme francês, fantasia máxima romântica, razão do meu viver que transformou a atriz, Audrey Tautou, em it girl (ainda se usa esse termo?) e todas nós queremos ser Amélie. O fime é um romance leve e um pouco fantástico sobre essa moça solteira e um pouco solitária que trabalha em um café de Paris e se encanta por um rapaz. O destino faz com que se encontrem depois de algum trabalho, aventuras e a fatídica transformação da personagem. O filme foi um sucesso absoluto e é um acalanto para os corações dos sonhadores - como eu - que sempre buscam um pouco de fantasia e criatividade para quebrar a rotina. Vale assistir de tempos em tempos, é engraçado e atrela o dia a dia da mocinha na cafeteria com os clientes, figuras únicas, colegas de trabalho e até vizinhos de casa. Ah! A cafeteria em que ela trabalha, a Café des Deux Moulins existe de verdade: fica em Montmartre e dá pra visitar e tomar um cafezinho, em uma viagem à capital francesa. Anota a dica! Você encontra o filme na Amazon Prime.

coffee-for-all-netflix
Café Sospeso (2017)
Café suspenso ou pendente é uma generosa tradição italiana em que, quando uma pessoa for tomar um café, deixe outro pago para quem não teria condições para isso. Assim, o responsável pela cafeteria se responsabiliza e oferece um café a quem mais precisa. O documentário registra a importância que o café tem na vida de três pessoas em Buenos Aires, Nova York e Nápoles. Na Netflix.

Sabe de outros filmes e séries que trazem nossa bebida maravilhosa para o centro da trama? Me conta!

Você também pode gostar

0 Comentários