Fernanda Montenegro: Multimídia

by - junho 23, 2020

Olá! Voltamos com as terças de #artistadecinema e neste junho, com a dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro. Ela tem nos acompanhado o mês inteiro, com crítica de filme, biografia e muito mais. Hoje é dia de ver um pouco mais dessa mulher incrível e o que circula sobre ela por aí. Fique em casa, pegue um café e vem comigo!

atriz-brasileira
Fernanda Montenegro
A vida não segue fácil já há um bom tempo e sabemos disso. As últimas notícias, entretanto, nos entristecem um pouco, quando vemos nossos conterrâneos saindo de suas casas e se aglomerando nas ruas, como se a validade do isolamento social estivesse acabado ou a pandemia desaparecido. É difícil ficar tanto tempo em casa, não está fácil para ninguém, mas sair agora só alongará esse tormento. Façam como Fernanda e fiquem em casa, seguiremos juntos, produzindo conteúdo bacana para te distrair nestes momentos delicados desde longo 2020. Hoje, o desafio é a seleção de coisas bacanas sobre a atriz que já nasceu multimídia, com uma carreira tão diversa quanto extensa em muitos meios artísticos. Mas vale a tentativa, né?

francisco-cuoco-fernanda-montenegro
Francisco Cuoco e Fernanda Montenegro em 1961
Começando daquele jeito, com um arquivo especialíssimo da Funarte: uma entrevista em áudio em que Fernanda Montenegro sabatina ninguém menos que Nelson Rodrigues em 1974. A foto acima é de uma montagem de Beijo no Asfalto em 1961, do autor. Fernanda encomendou a peça para Nelson que foi um sucesso estrondoso e a parceria dos dois não terminou aí. A atriz ainda filmou A Falecida, a novela A morta sem espelho e Vestido de Noiva. O áudio você encontra aqui no site da Funarte e é incrível.

sangue-latino
Sangue Latino
Em uma edição de Sangue Latino, programa do Canal Brasil, de dois anos atrás, com Fernanda Montenegro, ela fala um pouco sobre o ofício do ator, entre outras coisas. O episódio você encontra na íntegra (para assinantes) no Canal Brasil e no Globosat Play, mas o trecho do ofício do ator é tão brilhante e da forma como foi posto por ela, se tornou único. Está disponível no youtube. Dá quase um orgulho nacionalista saber que uma mente como esta é nascida e criada no mesmo país sofrido que o nosso, cuja educação e arte seguem na carência dos desgovernos. Como se não bastasse, ainda há no Espelho, programa com Lázaro Ramos do ano passado, a entrevista completa e gratuita aqui

central-do-brasil
Central do Brasil (1998)
Em 1999, Fernanda Montenegro realizava um feito inédito para o Brasil: concorria a Oscar de melhor atriz por Central do Brasil. Além dela, a obra também estava competindo como Melhor Filme Estrangeiro e todos sabemos bem porquê, é realmente muito bom. A notoriedade brasileira ela já havia conquistado há muitas décadas, mas passou a de fato se tornar relevante fora do país nessa época. Dentre as várias entrevistas que deu, uma ficou marcada por ser um programa relevante nos Estados Unidos, o de David Letterman, uma espécie de Jô Soares gringo. O trecho legendado de Fernanda Montenegro é ótimo e você encontra ele aqui. Vale a visita.

Fernanda Montenegro e o teatro
Com mais de 70 anos de carreira, era de se esperar que a maior atriz do nosso teatro, cinema e tv fosse convidada para ministrar aulas e palestras por todo o país. Em uma conversa animada com estudantes de teatro no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, Fernanda Montenegro fala sobre a própria carreira, responde perguntas, fala sobre o ofício do ator em uma aula magistral e imperdível que também foi disponibilizada gratuitamente para seu ávido público. Tudo aqui, neste link

prólogo-ato-epilogo
Prólogo, ato, epílogo - Fernanda Montenegro
Saiu ano passado pela Companhia das Letras, o livro de memórias de Fernanda Montenegro. Incrível, conta toda a sua vasta jornada pelo universo das artes e trajetória de vida, família, educação, amigos. Uma aula de cultura brasileira. O livro pode ser encontrado em quase qualquer livraria do país e é uma grande aquisição para aqueles interessados em nossa cultura. 

Você também pode gostar

0 Comentários