Livro da Semana - Física em seis lições

by - abril 18, 2020

livro-canto-de-leitura

Mais um sábado, mais um livro. Eu tenho o 'problema' de gostar das coisas mais diversas. Quando estava na época do vestibular (e na 'inauguração' do ENEM, entregando a idade aqui), fiquei muito em dúvida do que estudar, porque eu gostava de tudo quanto era matéria - exceto química. Sempre amei física, era boa em matemática, adorava história, apesar de ser péssima em datas, e o resto fica meio óbvio com o conteúdo do Café. O fato é que formei em cinema e lia física por hobby, já que sempre achei a matéria intrigante por explicar a natureza e a vida, junto com a biologia.

livro-richard-feynman
Física em seis lições, de Richard P. Feynman (1999)
Feynman foi um conceituado físico norteamericano que se tornou muito popular com a forma com que dava suas aulas e palestras, com uma leveza ao abordar os temas da física. Assim, este livro traz alguns conceitos básicos da ciência de uma forma tranquila e gostosa, sem exigir muito do leitor e, ao mesmo tempo, não deixando de explicar nada. 

É um destes livros de divulgação da ciência para o público e cria um interesse singular na área. Não encontrei últimas edições das Seis Lições, mas vi que lançaram uma versão estendida, com o título Física em 12 lições: fáceis e não tão fáceis, com um complemento de assuntos um pouco mais complexos, mas, ainda assim, possíveis para os 'reles mortais' não acadêmicos e curiosos. Além de Feynman, vale buscar o Cosmos, de Carl Sagan - maravilhoso livro sobre astronomia e arte e ciência e filosofia. E, claro os livros de Stephen Hawking, que carrega um pouquinho nos cálculos, mas nada que nos impeça de seguir adiante.

Última edição: Física em 12 lições, 2017.

Posts Relacionados

0 comentários

//]]>