Domingo

by - maio 04, 2009

1.
O maior problema do Flamengo nessa cidade são seus torcedores. Eles passam horas gritando de onde estiverem para quem quiser e não quiser ouvir, 'mengo'. Ontem, no começo do jogo (Botafogo x Flamengo), o 'mengão' fez um gol. Eu estava saindo de casa e vi uma cena que depois percebi ser clássica: ouvi a torcida e pensei: gol. Um sujeito estava em seu apartamento, foi até a janela e gritou 'mengo!'. Ele viu que quase não tinha ninguém na rua além de mim. Gritou de novo, já meio sem jeito. Segundos depois, uma menina, no mesmo prédio que o dele, foi à janela e gritou 'mengo!'. Essa nem percebeu o vazio da rua e o vizinho calado que a observava na janela ao lado. Eles me lembram os cachorros que trocam uivos distantes nas noites de cidades menores.

2.
Era uma vez uma viagem ao Rio. Eles, alemães. Pai, mãe e filho. A mãe, gorda, rosto bonito, queria fazer topless e ler revistas. Foi ao mar. O filho, de talvez 14 anos, parecia bastante com o pai, só que mais magro e atlético. O pai, um sujeito de meia idade, provavelmente desses que tem amante, mais pelo dinheiro do que pela beleza. Barrigudo, calvo de fios lisos, pálido. Feio.

A família feliz vê duas meninas na praia. Sentada a branquinha, deitada a morena. Como o costume manda, o pai olha para a morena. Ela, já acostumada à situação, comenta cansada com a amiga. Elas observam o comportamento do pai. A mãe finge que não vê. A criança é criança. O pai insiste.

Traçou-se um perfil raso e talvez falso da família. O que importa é a intransigência, audácia e ousadia do pai. Não há mais respeito. É o tipo do olhar que de tanta teimosia, irrita. Fomos almoçar. Ao olhar o cardápio do restaurante de beira de praia, ganho uma flor com um 'for you'. Thank you. Provavelmente outro pai. Não me virei para olhar.

3.
Noite de Hamlet. Contos depois.

Posts relacionados

1 Comentários

  1. um dos maiores encantamentos da vida são as contradições, as minhas, as suas, as nossas... e este seu texto, o de numero 1, é incrivelmente contraditorio e ambiguo... porque a descrição/metafora "Eles me lembram os cachorros que trocam uivos distantes nas noites de cidades menores." é linda, singela, simples... mas voce a menospreza, inclusive seu texto, sua própria criação... outra pérola, "O maior problema do Flamengo nessa cidade são seus torcedores."... mas o flamengo só existe para isso, por causa deles... é como dizer... "o maior problema do bolo de chocolate numa festa são os comedores de bolo"... dãããããã!?!?!?! com todo respeito reuter... o que voce quis dizer com este texto? deus te perdoe, porque eu não perdoo...

    ResponderExcluir