Prendam essa mulher...

by - abril 18, 2008

Hoje eu percebi que até na arte há limites. Estava aqui me atualizando na internet, porque nunca sei os horários dos telejornais, quando me deparei com a mais nova bizarra e grotesca, de extremo mau gosto, instalação nos Estados Unidos. Uma mulher, mestranda em artes em Yale, perdeu nove meses de sua vida se inseminando artificialmente, engravidando e abortando em seguida. Não suficiente em fazer isso sozinha, ela insiste em mostrar pro mundo, através de vídeos dos abortos e outros registros.

A matéria saiu em um blog do Globo que eu nem tinha intenção em entrar, mas a chamada me atraiu. Eu entendo que a arte contemporânea não precisa de definições e que cada um se vire pra gostar e interpretar e metaforizar em cima do que se veja, mas há que se pensar numa questão ética quando tratamos de um tema como o aborto. É incompreensível inclusive como um espaço de arte dá vazão a esse tipo de expressão. É discutível como uma pessoa com idéias como essa é admitida numa universidade tão tradicional e cheia de valores. Que não sejam os valores... não é nem estético.

Numa semana em que o Brasil assiste às investigações acerca do assassinato da menina Isabella, cujos pais parecem tão conformados que incomoda, fico me perguntando: o que está acontecendo com as pessoas? Uma menina tão nova ser assassinada pela família daquele jeito e nignuém se desespera? Uma trajetória de desequilíbrio e violência do pai e da madrasta e a mãe da menina ainda permite os encontros? E só faz rezar? Nada contra as religiões... mas tenha a paciência! O que percebemos disso tudo é que os brasileiros outros se incomodam muito mais com a situação do que os envolvidos. Basta ver a multidão na porta do casal, as pedras lançadas e a audácia do advogado em citar Jesus Cristo.

Entrei nos sites de notícia para ver o caso de Isabella, que já acho surreal de tão frio e sórdido, e me defronto com essa imbecil dizendo que arte é fazer abortos e mostrar ao público e ninguém...sei lá... prende essa mulher? Não entendo o que acontece com a arte, com expressão pública... não entendo essa contemporaneidade e comportamentos como esses. Enfim.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Porr**, realmente, essa você guardou na manga. Já estava achando TUDO um pscicopatomomentosurreal, agora então... vamos lá, fazer ARTE! Sou mais a minha! Quem dá mais, quem dá mais?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  2. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Perfume, I hope you enjoy. The address is http://perfumes-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir