Livros.

by - novembro 05, 2007

Não sei se fará efeito, levando em conta que ninguém provavelmente acessa mais esse blog instável. Em todo caso, vale perguntar: qual foi o último romance que valeu a pena ter lido?

Da minha parte, estou me esforçando mais uma vez para ler Shalimar, o equilibrista, do Salman Rushdie. Apesar de todo o sucesso que o autor faz no meio intelectual, não estou realmente me divertindo com esse livro. Tenho uma mania de buscar autores novos pra ler e é a segunda vez que me estrepo. Não digo com isso que ele é ruim, mas já li coisas melhores. O autor enrola no texto, na esperança de trazer encantamento ao que conta, mas cansa o leitor com tantas palavras bonitas. Melhor faz García Márquez, que usa as palavras de forma tal que traz a fantasia perfeita com a combinação dos termos simples sem muitos adjetivos. Ainda assim, estou me esforçando: a história trata de amores em tempos diversos envolvendo as relações entre a Índia, Caxemira, Estados Unidos. Existem momentos realmente bonitos, a tradição da Caxemira, as diferenças sociais, um assassinato, personagens interessantes, mas das 78 páginas do momento, se enxugarmos a enrolação, dá pra tirar umas vinte... sou uma pessoa esforçada, posso mudar de idéia ainda.

Enfim, não sou crítica de livros ou li o suficiente para ter toda a propriedade no falar, mas tratando de gosto, não há erros. Minha segunda escorregada foi com “A menina que roubava livros”, que é mais um livro com histórias do tempo hitlerista.Ainda há nesse alguma graça, já que é a morte quem narra a epopéia da menina, mas o autor inventa uma interlocução com o leitor, opinando sobre a história em muitos intervalos e perde mais tempo na narrativa.

Estou em busca de um livro que me prenda, que me faça ler rápido não importando o número de páginas que eu tenha pena de terminar, como Cem anos de Solidão, O Evangelho segundo Jesus Cristo, A Paixão segundo GH e, por que não, as besteiras femininas de Bridget Jones e similaress. Quero uma indicação de um livro divertido, que me faça ficar ansiosa pra ler quando não puder e tenha pena de terminar enquanto estiver lendo.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Eu não leio um romance faz tempo.
    Li Inside the Delta Force, uma quase biografia de um membro das forças especiais estadunidenses e ontem comecei a ler a história de um pelotão da Força Espedicionária Brasileira na Segunda Guerra. Muito bom. O próximo da lista e Elite da Tropa.

    ResponderExcluir
  2. Bom, não sei o quanto vc gosta de histórias fantásticas, no sentido "fantasia" do termo. Gosto muito do Neil Gaiman. Deuses Americanos e Filhos de Anansi são bem bacanas.

    E tem o Terry Pratchett, com a série do Discworld. Esses são bem divertidos, já tem uns doze livros publicados aqui.


    E tem um livro escrito pelos dois, que pode ser um bom começo, pra conhecer um pouco deles: Belas Maldições.

    ResponderExcluir
  3. oi tati,

    sugiro a leitura do livro: "zen e a arte de manutenção de motocicletas", de pirsig.

    é uma leitura que promove reflexões bem interessantes sobre a nossa relação com o mundo tecnológico.

    vale a pena.

    bjs.

    JCarlos

    ResponderExcluir
  4. fahrenheit 451. 11 reais na siciliano. o blog ainda tem fãs.

    ResponderExcluir